Ronco e Apnéia

Ronco

O que é ronco

O ronco acontece quando as estruturas e músculos da região da garganta relaxam muito durante o sono bloqueando parcialmente a passagem do ar, vibrando e produzindo o som do ronco.

O ronco

Segundo estatísticas americanas o ronco é um problema que atinge 40% dos homens acima de 30 anos e um elevado número de mulheres acentuando-se após a menopausa. Piora com a idade, ganho de peso e uso de bebidas alcoólicas ou medicamentos ansiolíticos. O ronco é nocivo, afeta a família e outros que convivem com a pessoa que ronca. Além disso, o roncador tem grande probabilidade de apresentar uma doença séria conhecida como Apnéia Obstrutiva do Sono.

Apnéia

É uma doença respiratória séria que afeta parte significante da população. Estima-se que 24% dos homens acima de 30 anos e 15% a 20% das mulheres após os 45 anos, apresentam apneia. Ela é definida como a parada respiratória durante o sono por períodos de 10 segundos ou mais. Ela acontece quando os músculos da garganta relaxam e bloqueiam totalmente a passagem e o ar não passa para os pulmões. Quando isso acontece, o cérebro avisa o corpo que é necessário despertar apenas o necessário para desbloquear essa passagem do ar. Os vários despertares durante a noite farão com que a qualidade do sono seja seriamente prejudicada.

Sintomas